21 outubro, 2011

O novo momento dos jornais


O novo momento dos jornais no mundo





Na última semana, grandes jornais do mundo estiveram reunidos em Viena no Congresso da Wan – World Association of Newspaper, onde foram apresentadas as grandes tendências para os jornais. O ponto central da discussão ficou em torno dos possíveis modelos de negócio diante da integração de plataformas e da tecnologia e nas alternativas de engajamento e conexão com o público consumidor, que passa a ter um novo comportamento no consumo de informação.

Temas como reposicionamento, branding, visão financeira, além de tecnologia e oportunidades, foram abordados no Congresso da Wan, enquanto no Fórum de Editores, que acontecia com programação paralela, os temas tratados foram integração de plataformas, inovação no impresso, como ter sucesso nos tablets, entre outros. O Fórum estava tão interessante que, em alguns momentos, atraía o público do Congresso deixando a sala principal praticamente vazia.

O fato é que jornais de todo o mundo estão pensando e testando a melhor combinação de estratégias editoriais e comerciais que possibilitem uma maior conexão com seu leitor e como consequência um modelo de negócio sustentável.

É claro que não temos mais volta, o mundo é das telas e o desafio será contruir uma relação harmônica entre todas essas plataformas: o impresso, o tablet, o mobile e a internet. Além de tudo isso, ainda será preciso descobrir formas de engajamento com nosso público onde quer que ele esteja, seja através de canais formais de comunicação, mídias sociais ou de projetos especiais.

O Congresso apontou certo pessimismo no mercado europeu, devido à crise que vem deixando o mundo apreensivo. A Espanha, por exemplo, apresentou uma queda vertiginosa para esse ano e o próximo. Já os mercados emergentes, onde o Brasil se encaixa, a realidade é mais otimista.

Ou seja, temos ainda muito espaço para inovar e para crescer, o que precisamos agora é fazer as apostas corretas. Minha crença está na relevância de conteúdo e na comodidade para o consumidor, ou seja, acredito que cada vez mais ele irá valorizar a informação relevante e com credibilidade e que esteja a sua disposição no tempo e no formato desejados. Vamos trabalhar para isso.

* diretora de Marketing Corporativo do Grupo GRPCom

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